{Gourmets do X-Salada } spacer
spacer
spacer
powered by blogger

{quarta-feira, maio 22, 2002}

 

[FINNEGAN'S PUB / Rua Cristiano Viana, 358]
Ambiente legal, som bacana e xissa respeitável. A carne é grossa (200g) e levemente temperada; o pão com gergelim vem fresco e compacto. Mas as porções de queijo, alface e tomate são pequenas demais, não proporcionais ao tamanho do pão e da carne. Uma pena. Acompanham o lanche batata frita crocante e salada de repolho com tomatinho, que vai bem com shoyu. Vale a visita.

posted by Fábio Yamaji 4:43 PM


{segunda-feira, maio 20, 2002}

 

[SNACK POINT / Rua Cerro Corá, 968]
Muito bom. É um xissa saboroso, saudável e honesto. Vem numa inédita formação com alface lisa por cima e tomates, verdes, por baixo. Em cima da alface uma deliciosa maionese da casa, temperada. Uma solução criativa que dispõe os ingredientes frios de maneira simétrica dentro do pão. A carne, ao ponto, é macia e gostosa, e o queijo vem em quantidade ideal, bem derretido. Sugiro o extra de vinagrete.

posted by Fábio Yamaji 9:33 PM
 

[CHE'S BURGER / Avenida Dr. Cândido Mota Filho, 60]
Fraquíssimo. Truculento e exagerado, feito sem o menor capricho e total descaso com os ingredientes. Sua apresentação é deprimente e o sabor é qualquer coisa. Inexplicavelmente inclui fatias de presunto (em todos os lanches da casa, aliás). A maionese vem à parte, em bisnaga, e o pão é seco demais, esfarelando facilmente. Evite.

posted by Fábio Yamaji 9:32 PM


{domingo, maio 12, 2002}

 

[Ponto Chic/ Av. 13 de Maio esq. Av Paulista]

Fraco, com ressalvas. A lanchonete que inventou o Bauru não poderia ser uma grande especialista no nobre lanche. Eles respeitam as características de um bom X-Salada, com uma boa carne de hamburguer, folhas de alface (não hidropônicas), 2 rodelas de tomates vermelhas, em tamanho médio, e pão macio. O queijo, porém, não corresponde aos anseios de um amante do X-Salada clássico. Os representantes da nova escola costumam me chamar de "careta" e até "reacionário", mas acho que um X-Salada tem que ser bom com as características inerentes à sua natureza, e não usando artifícios que não podem ser comparados pragmaticamente a outros lanches. Neste caso, o queijo do lanche, é um queijo ótimo e delicioso, em um Bauru ... X-Salada DEVE ter queijo amarelo!
Um X-Salada que vale pelo peso do nome "Ponto Chic".


posted by Ricardo Laganaro ... 9:22 PM


{sexta-feira, maio 10, 2002}

 

[SNOOKER BAR 1313 / Avenida Jandira, 278]
Passável. Não dá pra esperar qualidade gastronômica de um lugar onde a especialidade é o jogo de sinuca, mas o xissa do 1313 quebra o galho e faz sua função: forra o estômago entre uma tacada e outra. O lanche é pesado, dá sustança. A carne (industrializada) é bem temperada e a salada vem em porção generosa. A maionese vem à parte, avonts, numa bisnaga daquelas usada pra acondionar catchup e mostarda. Não é o lugar ideal pra se degustar um x-salada, mas pra uma partida barata de sinuca é perfeito: 8,40 reais a hora (5,46 reais nas tardes dos dias de semana). As mesas são grandes e bem conservadas. Recomendo levar taco próprio.

posted by Fábio Yamaji 9:44 PM


{segunda-feira, maio 06, 2002}

 

[PONTO CHIC / Avenida 13 de Maio]
Fraco. É um xissa pouco inspirado, abaixo da média. Não leva maionese, tornando o lanche seco demais. Um crime inafiançável! A carne e a salada somem dentro do pão, grande e seco demais. Salva-se o delicioso queijo cremoso feito na casa, o mesmo usado no tradicional bauru. Este sim, um lanche de primeira do Ponto Chic.

posted by Fábio Yamaji 8:45 PM
 

[OREGON / Rua dos Pinheiros, 1146]
Muito bom! Um x-salada clássico, e com pedigree. Indicado por um especialista com todas as qualidades de um legítimo Gourmet do X-Salada, André Abujamra.
A carne é a melhor de todos os lanches que já provei. O gosto do tempero se sobressai, sem descaracterizar o gosto dos outros ingredientes. Nos tomates vermelhos, uma novidade: São 3 rodelas! Uma experiência interessante, desde que com rodelas pequenas.
Os guardanapos da lanchonete são dispostos de uma maneira bela e funcional, como nunca vi antes. Todo apreciador de x-salada sabe da importância do guardanapo na degustação.
Ponto fraco: A montagem. As folhas de alface (não hidropônico) ficam concentradas na parte frontal do lanche, o que causa um desequilibrio no compto geral.
Um X-Salada de respeito, pra quem gosta de carne!
Preço (salgado e esquisito): R$ 7, 64

posted by Ricardo Laganaro ... 1:33 PM


{domingo, maio 05, 2002}

 

[OREGON / Rua dos Pinheiros, 1146]
Excelente! Até aqui o melhor xissa por mim analisado. É o lanche na composição clássica, num tamanho ideal pra não estufar o estômago. A carne é saborosíssima, bem temperada, fina e mal passada em seu interior. O queijo vem derretido ao ponto e acompanha harmoniosamente a deliciosa maionese. A porção de alface lisa é generosa, ainda que localizada somente na parte externa do lanche (que vem dentro de um saquinho de papel). O tomate vermelho, cortado fino, completa a acertada receita da casa. Tudo dentro de um pão fresco, firme e fofinho. É um x-salada obrigatório praqueles que apreciam a iguaria. Custa 7,64 reais, e vale cada centavo. A larica se torna perfeita com uma coca-cola de garrafa de vidro, com gelo e limão. O Oregon foi uma indicação do ilustre músico e lanchista André Abujamra.

posted by Fábio Yamaji 4:27 AM

spacer