|
sexta-feira, fevereiro 28, 2003
[SALDANHA - PROGRAMA NOTE E ANOTE] A lanchonete Saldanha se notabilizou no Município de Suzano (SP) pelos lanches em tamanho gigante. Tive a oportunidade de experimentar um deles - x-salada, claro - ao vivo, no programa Note e Anote da TV Record. As condições de degustação não foram as ideais, pela pressão das câmeras em volta (com o Brasil todo olhando) e pelo horário cruel da refeição - 10 horas da manhã (a esta hora costumo estar em sono profundo). Mas tudo bem. Bastou um gole de coca-cola pra abrir o apetite. O lanche é estupidamente grande, impossível dar uma mordida vertical completa nele. O pão é cortado em 3 partes, sendo que a fatia tipo (a do meio) separa a porção quente da fria. Sua face superior sustenta a salada com molho tártaro (uma solução criativa e saborosa pra maionese) e sua face inferior toca o queijo prato bem derretido sobre o hambúrguer. É uma montagem ousada, porém, um tanto seca. O extra de carboidrato se torna onipresente, ofuscando a umidez da maionese e da carne com queijo. O xissa gigante do Saldanha funciona mais como um evento pra famílias e amigos do que um achado da culinária lanchista.
posted by Fábio Yamaji 5:26 PM
domingo, fevereiro 16, 2003
[FELLOWS / Rua Tutóia, 1126 - próximo à Avenida 23 de Maio] Lanchonete recém-inaugurada na região da Vila Mariana, preza o bem estar do cliente oferecendo lugares espaçosos e bem iluminados (no estilo americano dos anos 50), além de TVs a cabo com programação variada e o sempre providencial ar refrigerado. O xissa do Fellows é bom; tende a ficar melhor com o passar dos anos. O hambúrguer vem mal-passado por dentro e com queijo bem-passado por fora. Tomates verdes finos atuam em inédita dupla porção, por cima e por baixo do conjunto quente. Alface lisa e discreta maionese completam a receita da casa. Paga-se justos 5,50 reais pela iguaria (mais serviço). O maior diferencial da Fellows, no entanto, é o café expresso oferecido no cardápio, algo inexplicavelmente incomum nas boas lanchonetes.
posted by Fábio Yamaji 4:43 AM
[Pibu´s/ Av. Pres. Juscelino Kubitschek, em frente à Churrascaria do Chitãozinho e Xororó]
Tradicional. O Pibu´s é uma das poucas lanchonetes dos anos 80 que conservam sua formação, decoração e ambiente original (em tons marrons, é claro!). Do mesmo estilo do saudoso "Hamburguinho" da Av. Ibirapuera, o Pibu´s sabe tratar um Xissa com a intimidade de velhos amigos.
Vem na formação; pão-base, maiô, tomate (caqui), hamburguer, queijo, alface(hidropônica)-lisa-picada e pão-topo; que satisfaz o Gourmet na primeira mordida. Confesso, que em algumas ocasiões considero demasiada a quantidade de alface, mas talvez esta seja apenas uma leve implicância minha.
Espero que o bom e velho Pibu's não seja vítima das horríveis reformas que vem assolando tradicionais pontos da cidade (como o New Dog), que ganham uma decoração hipócrita e pseudo-moderma, em detrimento de toda história, tradição e gordura encalacrada no teto.
Um X-Salada com gosto de infância!
Vale o aviso: Se você for recomendar essa lanchonete para alguém, muito cuidado ao escrever Pibu's, pois com as vogais invertidas leremos Pubi's (a parte inferior e mediana da região hipogástrica, que forma uma eminência triangular e se cobre de pêlos na puberdade) e, definitavamente, não é sobre isso que estamos falando.
posted by Ricardo Laganaro ... 4:21 AM
quinta-feira, fevereiro 13, 2003
[ FREVO / Rua Augusta, 1563] A casa do melhor beirute da cidade também oferece um xissa dos mais saborosos. Em porção generosa e montagem equilibrada, o lanche vem com preciso corte pelo meio, que expõe suas várias camadas (as metades são dispostas em posições invertidas no prato - ver foto). O pão, firme e coberto com gergelim, abraça o precioso recheio e conserva sua ideal temperatura durante a degustação. A carne é grossa e temperada com capricho, bem grelhada por fora e levemente passada por dentro. Um queijo bem derretido completa a parte quente do X-Salada. Fatias finas de tomate grande separam a proteína do carboidrato, auxiliado pela deliciosa maionese. O mesmo se aplica à alface debaixo do pão-topo. Imperdível! O ambiente retrô do Frevo tem um charme especial, que valoriza sua tradição e o respeito pelo cliente. O atendimento é eficiente e discreto. Preço: 7,60 reais.
posted by Fábio Yamaji 9:39 PM
|
|